6 sigma
O Seis Sigma ou Six Sigma (em inglês) pode ser definido como um conjunto de práticas desenvolvidas para maximizar o desempenho dos processos dentro da empresa, eliminando os seus defeitos e as não conformidades de acordo com as especificações de fábrica. (PERIARD, 2012)
Ao longo da última década, o Seis Sigma veio se consolidando como uma abordagem abrangente que está alinhada à implementação de estratégias que promovem a melhoria do desempenho do negócio, aumentando o potencial competitivo e impulsionando as ações estratégicas e gerenciais que: (a) priorizem a melhoria contínua do nível de qualidade de produtos e/ou serviços; (b) incrementem a capacidade de inovação, mesmo diante da dificuldade de estabelecer vantagens competitivas; e (c) reduzam custos e desperdícios. (MARTINS; SANTOS, 2008)
Considerado um dos principais temas da Qualidade Total, esta ferramenta foi desenvolvida em meados de 1987, por Bill Smith na Motorola. Posteriormente, em 1995, ganhou força com a utilização de seus métodos por Jack Welch, na GE. Tornando-se popular entre empresas de todo mundo devido à sua eficiência e eficácia. (PERIARD, 2012)
A metodologia Seis Sigma é utilizada para mudanças estratégicas. É uma abordagem organizacional para a excelência de desempenho, a busca incansável da perfeição para atender as necessidades dos clientes, a tomada de decisão motivada por dados e fatos, melhoramento dos processos, rigoroso alinhamento das ações com as estratégias e medição do impacto final (PANDE, 2001 apud MAUKEWICZ; SUSKI, 2009).
Do ponto de vista estratégico, Periard (2012) define o método como uma estratégia gerencial planejada, com foco nos resultados de qualidade e financeiros, com o objetivo de promover mudanças significativas nas organizações, buscando sempre melhorias nos processos, produtos e serviços oferecidos aos clientes.
Para Martins e Santos (2008), o Seis Sigma deve ser entendido como um programa estratégico e também operacional, que promove a