6 semestre
Bacharelado em CIÊNCIAS CONTÁBEIS
6° semestre genilda gomes de santana casimiro márcia rosita garrido alves
Thiary alana dantas
Sousa
Sousa, PB. 2014 genilda gomes de santana casimiro márcia rosita garrido alves
THIARY ALANA DANTAS
Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.
Sousa
2014
Sumário
Conteúdo TOC \o "1-3" \h \z \u 1. INTRODUÇÃO PAGEREF _Toc371337835 \h 42. DESENVOLVIMENTO PAGEREF _Toc371337836 \h 53. CONSIDERAÇÕES FINAIS12
1. INTRODUÇÃOA contabilidade tem papel fundamental no aspecto da transparência, na pessoa do contabilista e dos órgãos regulamentadores. Passamos por uma fase de transição, migrando nossas práticas contábeis para as internacionais, principalmente buscando maior transparência nos dados contábeis, auxiliando assim, os tomadores de decisões. Evidenciar as diversas formas de captação de recursos e suas aplicações é responsabilidade do contabilista que está à frente da instituição. Isso faz parte da sua responsabilidade ética.
Os órgãos regulamentadores têm papel interessante no processo de transparência. Eles devem orientar e normalizar a forma de registro e de apresentação dos movimentos financeiros e econômicos, buscando seguir sempre as melhores práticas em nível internacional. A contabilidade pode e deve ter em mente que um dos seus objetivos é fornecer informações estruturadas e padronizadas, e não de maneira a atender alguns usuários em específico.
Os contabilistas podem garantir a continuidade e crescimento de diversas entidades, como as de Terceiro Setor, possibilitando melhor atuação na sociedade. Lembremos que esse avanço passa por melhor aceitação e entendimento da sociedade sobre os objetivos das entidades, de modo a decidir pelo aporte de recursos. Ninguém fornecerá recursos financeiros para uma instituição em que não acredita, de que desconfia da capacidade e das intenções de seus gestores.
A