6 Era Industrial e Era do Conhecimento na hist ria das organiza es
ERA INDUSTRIAL
Fases da História das Organizações
Professor Alexandre Fernandes Ferreira
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Para compreendermos as diferenças entre a Era
Industrial e a Era do Conhecimento é necessário que primeiro estudemos a história das organizações em suas diferentes fases.
Existem várias denominações para o que hoje conhecemos como Era do Conhecimento, como por exemplo, o termo Era da Informação utilizado por
Chiavenato.
2
A HISTÓRIA DAS ORGANIZAÇÕES PODE SER DIVIDIDA EM SEIS
FASES:
1.
2.
3.
4.
5.
6.
Fase artesanal;
Fase da transição do artesanato à industrialização;
Fase do desenvolvimento industrial;
Fase do gigantismo industrial;
Fase moderna;
Fase da globalização.
3
FASE ARTESANAL
“É a fase que vai desde a Antiguidade até aproximadamente 1780, quando se inicia a Revolução Industrial. Nesta fase, o regime de produção é fundamentado no artesanato rudimentar das pequenas oficinas e na mão-de-obra intensiva e não-qualificada na agricultura.
Há um predomínio de pequenas oficinas, granjas e agricultura, com base no trabalho escravo e no uso de ferramentas elementares. Há resquícios ainda do feudalismo e o sistema comercial baseia-se na antiga tradição das trocas em mercados locais”. (CHIAVENATO, 2007,
p.34)
4
FASE DA TRANSIÇÃO DO ARTESANATO À
INDUSTRIALIZAÇÃO
“Corresponde à Primeira Revolução Industrial, que aconteceu entre 1780 e 1860. Foi nesta fase que nasceu a Era Industrial com a intensa industrialização e mecanização das oficinas e da agricultura. Nesta fase ocorre uma crescente mecanização das oficinas e da agricultura. A máquina a vapor e a aplicação da força motriz do vapor à produção provocam a aparecimento do sistema fabril: as oficinas mecanizadas transformam-se em fábricas e usinas dotadas de enormes e pesadas máquinas que passam a substituir o esforço muscular humano.”
(CHIAVENATO, 2007, p.34-35)
5
FASE DO DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL
Corresponde à Segunda
Revolução Industrial, entre
1860 e 1914. Os dois