6 Ano a
A ESCOLA DOS BICHOS
Conta-se que vários bichos decidiram fundar uma escola. Para isso reuniram se e começaram a escolher as disciplinas.
O Pássaro insistiu para que houvesse aulas de voo. O Esquilo achou que a subida perpendicular em árvores era fundamental. E o Coelho queria de qualquer jeito que a corrida fosse incluída.
E assim foi feito, incluíram tudo, mas... Cometeram um grande erro. Insistiram para que todos os bichos praticassem todos os cursos oferecidos.
O Coelho foi magnífico na corrida, ninguém corria como ele. Mas queriam ensiná-lo a voar.
Colocaram-no numa árvore e disseram: "Voa, Coelho". Ele saltou lá de cima e "pluft"... Coitadinho! Quebrou as pernas. O Coelho não aprendeu a voar e acabou sem poder correr também. O Pássaro voava como nenhum outro, mas o obrigaram a cavar buracos como uma toupeira. Quebrou o bico e as asas, e depois não conseguia voar tão bem, e nem mais cavar buracos.
Rosana Rizzuti
1) Marque com um X a alternativa correta.
a) Cada um é diferente e tem suas próprias qualidades;
b) Não temos que respeitar as pessoas como elas são;
c) Não podemos desistir daquilo que queremos fazer;
d) Temos que exigir ou forçar as outras pessoas para que elas sejam parecidas conosco;
e) Devemos desrespeitar as diferenças e amar as pessoas como elas são.
2) Por que os ensinamentos da escola não deram certo?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Qual lição podemos aprender com o texto A ESCOLA DOS BICHOS?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Leia o trecho e responda se “coelho” é o sujeito da oração. Justifique sua resposta: ...Mas queriam ensiná-lo a voar. Colocaram-no numa árvore e disseram: “Voa, Coelho.” Ele saltou lá de cima e pluft... Coitadinho!