alfabetização aos 6 anos
E agora, professor? Alfabetizar desde os 6 anos ou fazer um trabalho mais lúdico?
Confirmado: a partir de agora, o Ensino Fundamental no Brasil terá duração de nove anos. Um projeto aprovado pela Câmara em novembro de 2005 e sancionado no último dia 6 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez com que o “pré” fosse agregado ao Ensino Fundamental, passando a ser o “novo” 1.º ano, e tornou obrigatório o ingresso na escola aos 6 anos de idade. A lei não se aplica a alunos que já cursavam o Ensino Fundamental em 2005.
Apesar de ter sido colocada em prática apenas agora, a ideia de incluir um ano a mais no Ensino Fundamental é discutida há aproximadamente 15 anos e já é realidade para 8,1 milhões de estudantes em mais de mil cidades brasileiras. Uma das principais razões de expandi-la para o país inteiro seria a busca de um equilíbrio entre a preparação dos estudantes de escolas públicas e particulares. Além disso, procura-se diminuir a defasagem do Brasil em relação a padrões internacionais. Em outros países do Mercosul, o Ensino Fundamental dura nove anos.
De acordo com a lei sancionada pelo presidente, as escolas têm até 2010 para se adaptar ao novo formato de ensino. Com esse prazo, o governo federal espera dar tempo para que os estados e municípios possam fazer seu planejamento financeiro e se posicionar quanto a detalhes como currículo e material didático.
Como era de se esperar, uma mudança dessa dimensão está gerando discussões acaloradas entre educadores e escolas de todo o Brasil.