5s
Aluna: Fernanda Borges Barreto – 031151112
Curso: Engenharia Mecatrônica – Vespertino
Turma: ER-VR01
5S e Qualidade Total
O 5S surgiu nas empresas do Japão, durante a reconstrução do país depois da segunda guerra mundial. Depois da guerra, os japoneses receberam orientação de especialistas americanos para o controle da qualidade. O que os americanos faziam bem foi aperfeiçoado no Japão, formando-se o que ficou conhecido como Qualidade no Estilo Japonês, ou Total Quality Control (TQC - Controle da Qualidade Total). É o controle dos processos para assegurar o resultado final, entregando os produtos conforme expectativa do cliente.
O papel do 5S é cuidar da base, facilitando o aprendizado e prática de conceitos e ferramentas para a qualidade. Isso inclui cuidar dos ambientes, equipamentos, materiais, métodos, medidas, e, especialmente, pessoas.
No princípio, o 5S era mais focado em liberar área, evitar desperdícios, resolvendo efeitos de guerra e de gestão inadequada. Com os novos desafios, inclusive a evolução da tecnologia da comunicação, o 5S evoluiu.
Etapa inicial e base para implantação da qualidade total, o esquema 5S é assim chamado devido a primeira letra de 5 palavras japonesas:
Seiri (Utilização) - Eliminar do espaço de trabalho o que seja inútil Seiton (arrumação) - Organizar o espaço de trabalho de forma eficaz
Seiso (limpeza) - Melhorar o nível de limpeza
Shitsuke (Disciplina) - Incentivar melhoria contínua
Seiketsu (higiene) - Criar normas claras para triagem/arrumação/limpeza
O programa tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa para a Qualidade Total, através da organização e da disciplina no local de trabalho. A metodologia possibilita desenvolver um planejamento sistemático, permitindo de imediato maior produtividade, segurança, clima organizacional e motivação dos funcionários, com consequente melhoria da competitividade organizacional.
Os propósitos da metodologia 5S são de melhorar a