5654545454

1849 palavras 8 páginas
CENTRO UNIFICADO DO MARANHAO- UniCEUMA
CURSO DE PEDAGOGIA

DIANE ALVES VIANA
JOSIANE
ROSIMEIRE NOLETO
SUZYANNE
ROSILENE

METODOLOGIA DO ENSINO
LEITURA DE IMAGENS

SÃO LUÍS
MAIO/2013

Interessar-se pela imagem é também interessar-se por toda nossa história, tanto pelas nossas mitologias quanto pelos nossos diversos tipos de representações. Martine Joly

Introdução

Nos últimos tempos tem se destacado no cenário nacional pelo fato de ter sido considerada pela UNESCO como patrimônio da humanidade. O título deve-se principalmente ao reconhecimento do centro histórico da cidade como sendo o maior conjunto de arquitetura portuguesa dos séculos XVIII e XIX na América latina, trata-se do nono monumento histórico do país incluído na lista do patrimônio cultural e natural da UNESCO, decisão tomada em Nápoles, na Itália em 1997.
O conceito mais atualizado de Patrimônio cultural considera como tal não apenas as edificações, como muitas vezes e equivocadamente tem sido entendido pelo senso comum, mas os aspectos mais diversos da cultura local, incluindo também as chamadas culturas eruditas e populares.
Neste sentido visamos promover a sensibilização sobre tais questões, surgiu a ideia de se trabalhar os conhecimentos patrimoniais ligados primeiramente a um projeto dentro da linguagem visual direcionado para crianças das séries iniciais do ensino fundamental. O projeto de leitura de imagens proporciona ao aluno a capacidade de compreender o mundo ao seu redor realizado a leitura e análise das diversas imagens que aparecem no seu cotidiano, nele serão trabalhado temas como leitura de imagens preferencialmente nos conteúdos sobre o patrimônio material e imaterial de São Luís- MA.
Este projeto tem como foco principal o aprimoramento e consolidação da leitura e da interpretação como aspecto essencial para o

Relacionados