561285702/64

4104 palavras 17 páginas
Histórico do movimento ambientalista
Inspirando os povos do mundo a preservarem e cuidarem do ambiente humano.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o movimento ambientalista começou tempos atrás, como uma resposta à industrialização. No Século 19, os poetas românticos britânicos exaltaram as belezas da natureza, enquanto o escritor norte-americano Henry David Thoreau pregava o retorno da vida simples, regrada pelos valores implícitos na natureza. Após a Segunda Guerra Mundial, a era nuclear fez surgir temores de um novo tipo de poluição por radiação. O movimento ambientalista ganhou novo impulso em 1962, com a publicação do livro de Rachel Carson, A Primavera Silenciosa, que fez um alerta sobre o uso agrícola de pesticidas químicos sintéticos. Carson era cientista e escritora, e destacou a necessidade de se respeitar o ecossistema em que vivemos para proteger a saúde humana e o meio ambiente.

Em 1969, a primeira foto da Terra vista do espaço tocou o coração da humanidade com a sua beleza e simplicidade. O “grande mar azul”, visto pela primeira vez, chamou a atenção de muitos para o fato de que vivemos em uma única Terra – um ecossistema frágil e interdependente. E a responsabilidade de proteger a saúde e o bem-estar desse ecossistema começou a surgir na consciência coletiva do mundo.

Em 1972, a ONU convocou a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, em Estocolmo, na Suécia. O evento foi um marco e sua Declaração Final contém 19 princípios que representam um manifesto ambiental para nossos tempos. Ao abordar a necessidade de “inspirar e guiar os povos do mundo para a preservação e a melhoria do ambiente humano”, o documento estabeleceu as bases para a nova agenda ambiental do sistema das Nações Unidas.

“Chegamos a um ponto na História em que devemos moldar nossas ações em todo o mundo, com maior atenção para as consequências ambientais. Por meio da ignorância ou da indiferença podemos causar danos maciços e irreversíveis ao

Relacionados