Mobilidade urbana
MODELOS DE TRANSPORTES URBANOS VLT E BRT
Os meios de transportes urbanos estão em alta no Brasil devido à realização de dois grandes eventos, a Copa do Mundo 2014 e as Olímpiadas Rio 2016. Com isso se destacam dois tipos de mobilidade urbana: VLT – Veículo Leve sobre Trilhos – uma versão mais moderna dos bondes que circularam por muitos anos nas cidades brasileiras e o BRT – Bus Rapid Transit – implantado em Curitiba em 1974, inspirado na qualidade, eficiência e segurança do metrô.
CARACTERÍSTICAS DO VLT
( VEÍCULO LEVE sobre TRILHOS )
VANTAGENS
* Silencioso. * Não poluí, devido ser elétrico. * Imagem da cidade mais dinâmica e moderna. * Maior capacidade de passageiros. * Menor custo em relação ao metrô. * Créditos: mobilize.com
Créditos: mobilize.com
Embarque e desembarque em nível baixo.
DESVANTAGENS
* Lento. * Maior custo em relação ao BRT. * Menor capacidade de passageiros em relação ao metrô. * Partilha o espaço com veículos.
CARACTERISTICAS DO BRT
( BUS RAPID TRANSIT )
VANTAGENS
* Baixo investimento. * Implantação rápida. * Boa capacidade de passageiros. * Maior velocidade de deslocamento.
DESVANTAGENS
* São poluentes. * Créditos: mobilize.com
Créditos: mobilize.com
Exigem implantação de plataformas para embarque e desembarque. * Menor vida útil, em média 7,5 anos.
O VLT de Paris, como exemplo, é um trem de superfície que partilha o transito com os veículos, mas, com prioridade nos semáforos, possuí piso baixo que facilita o acesso, é elétrico, portanto não poluí e deixa a imagem da cidade mais harmônica e moderna, devido a possibilidade de jardins nas áreas destinas aos trilhos. O investimento neste modal é cinco vezes menor que o metrô subterrâneo e pode ser concluído em um terço do tempo, com uma vida útil dos veículos em média de 30 anos.
Desenvolvido em Curitiba, capital paranaense, e referência em transporte