Estudante
Texto é uma seqüência verbal (de palavras), oral ou escrita, que forma um todo que tem sentido para um determinado grupo de pessoas em uma determinada situação. O texto pode ter uma extensão variável: uma palavra, uma frase ou um conjunto maior de enunciados, mas ele obrigatoriamente necessita de um contexto significativo para existir. Seu nível de linguagem pode ser formal, coloquial, informal, técnico.
E o conceito de texto não se limita à linguagem verbal (palavras) O texto pode ter várias dimensões, como o texto cinematográfico, o teatral, o coreográfico (dança e música), o pictórico (pintura), etc. Lembre do conceito de linguagem verbal e não verbal... Muitas vezes palavras não são necessárias para se passar uma mensagem!
Bom, sem a textualidade não há discurso. Discurso é um enunciado construindo por um falante dentro de um contexto, mas o que é textualidade?
Textualidade é um conjunto de características que fazem com que um texto seja considerado como tal, e não como um amontoado de palavras e frases. (Por exemplo, você vê sentido uma placa de Silêncio em um hospital, mas não em um estádio de futebol...)
Dois blocos de sete fatores são os responsáveis pela textualidade qualquer discurso: Fatores semântico/formal (coerência e coesão); Fatores pragmáticos (intencionalidade, aceitabilidade, situcionabilidade, informatividade e intertextualidade). Isso parece difícil... mas é bem simples!
O importante é que você tenha claro que pode-se definir texto ou discurso como ocorrência linguística falada ou escrita, de qualquer extensão, dotada de unidade sociocomunicativa, semântica e formal.
Sendo assim, o texto é uma unidade de linguagem em uso, cumprindo uma função identificável num dado jogo de