53470699291

386 palavras 2 páginas
( Primeiro slide)
Porque se preocupar com o Poder na Organização? As pessoas que detêm o poder na organização determinam o rumo estratégico da empresa, têm predomínio nas decisões e influenciam o comportamento do corpo profissional e operacional da empresa.
É importante destacar que o poder só existe diante de uma situação em que se encontram um influenciado e um influenciador. A dependência entre as partes reflete na forma de poder exercido.
É preciso, portanto, entender a organização e a sua cultura de poder, para tornar possível a atuação de forma coerente. Quando o executivo tem consciência do poder e de como gerenciá-lo na sua organização, aumentam as suas probabilidades de fazer uma boa contribuição para as metas de empresa.

(Segundo slide)
O Poder no ambiente organizacional

O poder no mundo organizacional representa domínio, status, uma posição favorável ou realização; e é também motivo de disputa, sabotagens, manobras estratégicas, coalizões, comportamentos que podem ser considerados antiéticos. Dentre os papéis dos gestores ou lideranças o exercício do poder e sua influência representam uma parcela significativa, reafirmando a importância do poder. Assim, projeta o futuro dos administradores como administradores – diplomatas, negociadores, árbitros, destacando o poder legislador contra o autoritarismo e o poder coercitivo.

Isso não precisa!
Mesmo no atual cenário organizacional que predomina os casos da autocracia coercitiva, algumas corporações trabalham na contramão desta vertente, flexibilizando o poder e valorizando os colaboradores. Uma das ferramentas que pode ser aplicada para a promoção de uma democracia participativa na gestão é o empowerment Slack (1997) define empowerment como “dar autonomia ao pessoal para fazer mudanças no trabalho,... podendo ser incorporado no trabalho em diferentes graus: envolvimento de sugestões, envolvimento do trabalho e alto envolvimento”. Através da aplicação do empowerment a empresa

Relacionados