52364941007

7166 palavras 29 páginas
Desenvolvimento Cognitivo
Jean Piaget considera a existência de 4 estádios fundamentais do desenvolvimento cognitivo da criança:
1º.Estádio: Período Sensório-Motor (até aos 2 anos)
Este período vai desde o nascimento até aos dois anos. A partir da transformação dos reflexos inatos a criança começa a desenvolver a sua inteligência, prática e manipulativa (sensório-motora), que consiste fundamentalmente numa diferenciação entre ela e o mundo. A criança começa por possuir apenas sensações internas - prazer, dor -, mas depois é capaz de acompanhar com o olhar um objecto que se desloque no seu campo visual. Lentamente vai reconhecendo a autonomia dos objectos e reconhecendo-se diferente deles. O pensamento como representação interiorizada ainda não existe. No final deste período, a criança apresenta as seguintes características cognitivas:
a) é capaz de conhecer as coisas sem estar directamente a actuar sobre as mesmas;
b) procura-as quando não as encontra no seu campo visual (noção de permanência dos objectos);
c) evoca no presente uma actividade passada (noção de sucessão temporal dos acontecimentos e de certa relação de causalidade); c) aparece a linguagem, ou função simbolica (18/24 meses);
2º.Estádio: Período Pré-Operatório (2 aos 5/6 anos)
Começa por volta dos 2 anos e vai até aos cinco/seis anos. Durante este período a criança desenvolve a inteligência representativa, ligada á aquisição da linguagem. Ela desenvolve a capacidade de representar qualquer coisa por meio de outra coisa, isto é, um significado qualquer (objecto, acontecimento, etc), por meio de um significante diferenciado que só servirá para essa representação: linguagem, gesto simbólico, imagem mental, etc. (Função Simbólica). A partir deste momento a criança está em condições de actuar sobre os objectos de maneira organizada, deixando de estar dependente da manipulação directa das coisas. Ainda permanece no entanto num estado de confusão entre o mundo objectivo e o subjectivo.

Relacionados