5097491058
1975 palavras
8 páginas
CASTELA INSTITUTO DE ENSINO CURSO TÉCNICO EM AGRIMENSURA – TURMA V
DISCIPLINA: HIDROLOGIA BÁSICA
BACIA HIDROGRÁFICA
SEBASTIÃO DE OLIVEIRA SANTOS
PROFª: MARÍLIA DE OLIVEIRA SEGANTINI
UBERLÂNDIA/GM
FEVEREIRO/2014
SEBASTIÃO DE OLIVEIRA SANTOS
BACIA HIDROGRÁFICA
Trabalho apresentado à Castela Instituto de Ensino, para obtenção de nota na disciplina Hidrologia Básica do Curso Técnico em Agrimensura, Turma V, sob a orientação da Professora Marília de Oliveira Segantini.
UBERLÂNDIA/GM
FEVEREIRO/2014
BACIA DO RIO PARANAÍBA
Os principais rios que cortam o município de Catalão são os rios Paranaíba, São Marcos, Veríssimo e São Bento. Além destes há um sem número de cursos d'água de menor monta, merecendo algum destaque o ribeirão Pirapitinga, que corta o sítio urbano e o ribeirão da Custódia, que atravessa importante região agrícola. – O Ribeirão Pirapitinga, um pequeno afluente do rio Paranaíba, que deságua próximo do município de Anhanguera.
O relevo da Bacia é marcado por altiplanos cuja altitude varia entre 1.000 e 1.100m, tais como o Planalto Central, região ocupada majoritariamente pelo Distrito Federal e cercanias de Anápolis, e pelo divisor de bacias localizado entre a Chapada da Ponte Firme e a Serra da Canastra, ambas no noroeste de Minas Gerais. Nesta parte montanhosa da Bacia estão as principais nascentes dos rios de Planalto, tais como o rio Corumbá, o rio São Marcos e o Araguari.
A região oeste da bacia consiste de um terreno geomorfologicamente mais uniforme, cuja altitude varia entre 900 e 600m, responsável pelas nascentes dos rios Claro, Verde, dos Bois e o Turvo.
O rio Paranaíba, cuja nascente ocorre no município de Rio Paranaíba, na Serra da Mata da Corda, percorre cerca de 1.160Km até sua foz, no encontro com o Rio Grande, desde a cota