5
online.unip.br/Imprimir/ImprimirExercicio
O conceito de riqueza é relativo e não varia apenas entre pessoas de diferentes países, mas entre pessoas de um mesmo país. Por exemplo, um patrimônio de
US$1.000.000,00 em muitas partes do Brasil colocaria qualquer pessoa entre as mais ricas da região, mas não seria uma quantia tão impressionante em São
Paulo.
A irrigação e a urbanização, especialmente no mundo antigo são consideradas fator de mudança que unificou as idéias de riqueza e controle da terra e da agricultura. Para alimentar uma grande população, foi possível e necessário alcançar o cultivo generalizado e a proteção da cidade-estado. A noção de estado teria nascido nesta época. A proteção do capital da infra-estrutura dessas sociedades, constituído por gerações, tornou-se fundamental: muralhas, sistemas de irrigação, esgoto, aquedutos, edifícios, todas obras de demorada construção e de proteção rígida. O capital social de sociedades inteiras foi freqüentemente definido nos termos de sua relação com o capital da infra-estrutura (por exemplo, castelos, fortes, catedrais, etc.] e o capital natural (a terra arável usada para a alimentação).
Em economia e em negócios, a riqueza de uma pessoa ou uma nação é o valor líquido dos ativos. Há ativos que são tangíveis (terra e capital) e aqueles que são financeiros (dinheiro, títulos, etc). A tabela abaixo mostra cinco países com os respectivos valores de PIB e PIB per capta.
País
China
Estados Unidos
Índia
Catar
Luxemburgo
Alemanha
PIB/
PIB/hab
milhões de dólares 6.991.036
13.843.825
2.988.867
75.224
38.555
2.809.693
dólares por habitante
5.292
45.845
2.659
80.870
80.457
34.181
No longo prazo, a capacidade de um país de produzir bens e serviços, ou seja, quanto maior o seu PIB, determina o nível de vida de seus cidadãos.
Segundo este conceito econômico de riqueza, que utiliza o PIB e o PIB per capita para estabelecer a riqueza de um país, dentre os países da tabela, mais rico é:
Alternativas:
A:
Estados