erp banco de dados sla implantacao erp vendas financeiro
A Administração de Banco de dados permite que vários dados sejam interligados num único sistema a fim de facilitar o acesso a diversos tipos de informação. Bancos são os maiores usuários de banco de dados. São eles que armazenam dados de milhões de clientes, monitorando cada transação feita, e assegurando que as informações sejam disponibilizadas somente ao usuário, de forma que não haja nenhum equívoco ao realizar-se transações de dinheiro.
Porque usar SGBD? É através deste tipo de Banco de Dados que podemosarmazenar todo tipo de atributo de varias entidades, como são chamados as características dos clientes, respectivamente.
6.1 Data Warehouse
É um sistema de computação utilizado para armazenar informações relativas às atividades de uma organização em bancos de dados, de forma consolidada. O desenho da base de dados favorece os relatórios, a análise de grandes volumes de dados e a obtenção de informações estratégicas que podem facilitar a tomada de decisão. O Data Warehouse possibilita a análise de grandes volumes de dados, coletados dos sistemas transacionais (OLTP). São as chamadas séries históricas que possibilitam uma melhor análise de eventos passados, oferecendo suporte às tomadas de decisões presentes e a previsão de eventos futuros. Por definição, os dados em um data warehouse não são voláteis, ou seja, eles não mudam, salvo quando é necessário fazer correções de dados previamente carregados. Os dados estão disponíveis somente para leitura e não podem ser alterados.
A ferramenta mais popular para exploração de um data warehouse é a Online
Analytical Processing OLAP ou Processo Analítico em Tempo Real, mas muitas outras podem ser usadas.
Os data warehouse surgiram como conceito acadêmico na década de 80.
Com o amadurecimento dos sistemas de informação empresariais, as necessidades de análise dos dados cresceram paralelamente. Os sistemas OLTP não conseguiam cumprir a tarefa de análise com a simples geração de relatórios. Nesse contexto,