5 s em construções
PROGRAMA 5S:
Estudo de Caso sobre a Implantação e Dinâmica do Programa 5S na Construtora “X”
Belo Horizonte
2013
PROGRAMA 5S:
Estudo de Caso sobre a Implantação e Dinâmica do Programa 5S na Construtora “X”
Trabalho apresentado ao Curso de Gestão da Qualidade, para obtenção de créditos parciais na disciplina Trabalho Interdisciplinar de Graduação II, sob a orientação da Prof.(a). Lilian Moura.
Belo Horizonte
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
A utilização de programas da qualidade passou a ser a uma das principais estratégias das empresas na busca de se diferenciar no mercado, ou seja, agregar valor em seus produtos ou serviços através destes programas a fim de buscar vantagens competitivas.
Segundo Marshall Júnior et al (2006), “qualidade é um termo que passou a fazer parte do jargão das organizações, independentemente do ramo de atividade e abrangência de atuação pública ou privada”.
Este cenário de constantes mudanças, alta competitividade e necessidade de atender aos consumidores finais que estãocada dia mais exigentes, tem sido um fator fundamental para a inserção de programas de qualidade que visam à melhoria de produtos e serviços.
Os programas de gestão de qualidade total surgem com o objetivo de garantir a satisfação do cliente para um determinado bem ou serviço, envolvendo dessa forma não só os clientes, mas também os colaboradores da instituição.
Logo as unidades de informação não devem se submeter a este contexto e necessitam ficar atentas às novas formas de gerenciamento. A Gestão da Qualidade Total deixou de ser encarada como um modismo e passou a ser vista como o caminho para garantir o sucesso das organizações, sendo associado a ações internas e ao aumento da eficiência e da produtividade.
O programa cinco sensos, mais conhecido como 5S, é considerado o passo inicial para a implantação de programas de qualidade(CAMPOS, 1996) Este é o