5 s da administraçao
Surgiu no Japão momento em que o Japão tentava se reerguer da derrota sofrida durante a Segunda Guerra Mundial. O 5s foi criado com a orientação de especialistas americanos em controle de qualidade, com o objetivo de criar um ambiente de trabalho adequado para a podução aumentar.
Após se transformar numa grande potência econômica, o Japão passou a ser foco de pesquisas por organizações de outros países, desejando conhecer as ferramentas gerenciais utilizadas para justificar os seus grandes ganhos de produtividade. Porém, todas as organizações japonesas são unânimes em afirmar que o 5S é a base física e comportamental para o sucesso destas ferramentas gerenciais. Desta forma, o 5S passou a ser adotado por várias organizações do mundo, como um pré-requisito dos seus modelos de gestão.
Visão do 5S
O 5S visava cuidar da base, facilitando a aprendizagem e prática de conceitos e ferramentas para a qualidade. Isso inclui cuidar dos ambiente, equipamentos, materiais, métodos, medidas, e, especialmente, pessoas.
Por que 5S ?
5S representa cinco palavras japonesas que começam com a letra S
SHIKARI-YARO – Determinação e União – É comprometer a alta direção na implantação do 5S.
SHIDO:Treinamento, É capacitar funcionários de todos os níveis nos conceitos do 5S
SETSUYAKU: Economia, É o combate aos desperdícios
SEISAN: Eliminação de perdas, É envolver funcionários de todos os níveis e áreas para eliminar todos os tipos de perdas
SEKININ: Responsabilidade, É fazer com que cada um se torne responsável pelo seu local de trabalho
SHITSUKOKU: Persistência, É ter constância de propósito, não se limitando a fazer o 5S somente no lançamento ou em vésperas de auditorias
SHUKAN: Hábito, É praticar o 5S como um hábito, independente da carga de trabalho ou de cobranças.