Kaizen - os 5 s da administração japonesa
Os “5” S da Administração Japonesa
Kaizen em seu significado japonês quer dizer mudança para melhor ou aprimoramento contínuo.
A administração japonesa é a junção da educação do berço japonês com os conhecimentos norte-americanos, iniciando-se na década de 50.
Essa visão começou após o Japão ser derrotado pelos EUA em 1945 e os japoneses se interarem as práticas de negócios.
O intuito maior desta administração é unir toda a equipe de trabalho, independente do departamento ou setor a trabalhar de forma satisfatória, tornando o ambiente de trabalho agradável.
Com essa visão, o aumento da produtividade é inevitável, pois se tivermos um ambiente tranqüilo, onde todos se comunicam e se ajudam o trabalho corre fluentemente.
Esse processo de integração da Administração Japonesa – TQC (Total Quality Control) é a essência do projeto, em busca de resultados sempre positivos, iniciando sempre com o investimento na cabeça das pessoas, pois assim ocorre o melhoramento gradual e interminável.
Para enquadrar-se como funcionário dentro da Administração Japonesa ambos trabalhadores / dirigentes devem ter o mesmo objetivo e missão.
Os 5 “S” são as iniciais de palavras japonesas que estão intimamente ligadas a Harmonia:
- Seiton – Significa providenciar arrumação e deixar tudo organizado
Todos os materiais utilizados para o dia-a-dia, sempre com fácil acesso para que qualquer pessoa possa utilizar.
- Seiri – Significa evitar o desnecessário, guardar em um local que lhe é próprio, para que não atrapalhe a rotina do seu trabalho.
- Seiso – Significa manter sempre limpo, o local de trabalho deve estar sempre impecável para que não atrapalhe a produtividade nem provoque má qualidade na produção.
- Seiketsu – Significa manter a higiene, tornando o ambiente agradável e saudável.
- Shitsuke – Significa disciplina, não só aprender o que já rotina, como também educar-se com caráter reto, para vencer em todos os aspectos.
Principais Princípios:
- Enfatize o cliente sempre
-