5 R's - Saneamento Ambiental
Atualmente, em todo planeta fala-se muito sobre ecologia, meio ambiente e preservação dos recursos naturais renováveis. Porém, somente uma pequena parte da população possui conhecimento suficiente para entender a dinâmica e as inter-relações que ocorrem entre os diferentes ecossistemas que existem no mundo, fazendo com que a preservação ambiental e o desenvolvimento global não andem no mesmo ritmo.
A Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, já destacava que os problemas ambientais com que nos defrontamos não são novos, no entanto, sua complexidade começou a ser entendida apenas nas ultimas décadas, depois de os problemas se tornarem tão graves a ponto de causarem significantes impactos ambientais.
Com a crescente preocupação mundial e os diversos problemas ambientais gerados pelo modo de produção e consumo da sociedade capitalista, os governos perceberam a necessidade de conscientização da população e então começaram a desenvolver projetos a fim de diminuir os impactos do crescimento tecnológico ao meio ambiente. Um desses projetos recebeu o nome de “Política dos 5 R’s”, que consiste em: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar.
1. REPENSAR
A sociedade deve procurar maneiras de se desenvolver de forma sustentável, a fim de garantir seu progresso sem prejudicar o meio ambiente e comprometer seu futuro. Pois o desenvolvimento sustentável é o ápice do equilíbrio entre o homem, a natureza e a economia, onde a geração atual pode usufruir o meio ambiente sem comprometer futuras gerações.
Geralmente agimos na vida automaticamente, sem analisarmos o que estamos fazendo, pois de antemão concluímos que todos fazem a sua parte. Mas é necessário parar para pensar sobre a real necessidade de se praticar alguns atos simples como repensar sobre a real necessidade de se dispensar um material orgânico ou inorgânico.
Opções de “repensar” aplicados à Nutrição:
a) Ao fazer uma torta de maçã geralmente se descarta a casca da