5 O Esporte E A Sua Origem Conceitos
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – LICENCIATURA E BACHARELADO
DISCIPLINA DE PEDAGOGIA DO ESPORTE
Prof. José Eduardo Segala de Medeiros
5 – O ESPORTE E SUA ORIGEM – CONCEITOS
A palavra “esporte” tem origem no inglês “sport”, referindo-se a exercícios físicos, prazer, distração, brincadeira e repouso corporal.
Sinônimos:
Desporto (Portugal)
Desport (França)
O termo tem seu primeiro registro na França, no séc. XII. (MANACORDA, 1996);
Tubino (1994), data sua origem no séc. XIV, através dos marinheiros que utilizavam a expressão “fazer esporte”.
O esporte é considerado um extraordinário instrumento de paz e dos melhores meios de convivência humana, devido a sua característica lúdica, promovendo a confraternização entre seus praticantes. (TUBINO, 1994)
O esporte é caracterizado como um jogo institucionalizado, regulado por códigos, regras e comandado por federações e confederações. (TENROLLER E MERINO, 2006)
O esporte é uma atividade de lazer em que predomina o esforço físico, simultaneamente jogo e trabalho, praticado de maneira competitiva, comportando regulamentos e isntituições específicas, suscetível de transformar-se em em atividade profissional. (GEORGE MAGNANE, CITADO POR OLIVEIRA, 1993)
O esporte refere-se a uma atividade corporal com caráter competitivo surgido no âmbito da cultura europeia, expandindo-se para todo o planeta. (TEIXEIRA, 2001, citando BRACHT, 1989)
O esporte é uma necessidade individual e social, uma influência que se evidencia cada vez mais entre as atividades do homem. Fonte de saúde e distração, alternativa diante da modernização e das ameaças do mundo moderno, capaz de preservar a integridade física e moral do homem.