5 E 6 Semana Gestao De Materiais
Curso de Engenharia de Produção - 5º Termo - Noturno
Professor Ms. Antonio Aparecido Mendes Junior
E-mail – prof.antoniomendes@yahoo.com.br
5º e 6º Semana
1 .CUSTOS DOS ESTOQUES
É usual ouvirmos “estoque custa dinheiro”. A afirmativa é bem verdadeira. A necessidade de manter estoques acarreta uma série de custos ás empresas.
Podemos classificar os custos de manter estoques em:
a)Custos diretamente proporcionais á quantidade estocada;
1.1.CUSTOS DIRETAMENTE PROPORCIONAIS
Ocorrem quando os custos crescem com aumento da quantidade média estocada. Por exemplo, quanto maior o estoque maior o custo de capital investido. Do mesmo modo, quanto maior a quantidade de itens armazenados, maior a área necessária e maior o custo de aluguel. Veja outros exemplos no quadro abaixo:
Quadro
Armazenagem→ quanto mais estoque→ mais área necessária→ mais custo de aluguel.
Manuseio→ quanto mais estoque→ mais pessoas e equipamentos necessários para manusear os estoques→ mais custo de mão-de-obra e de equipamentos. Perdas→ quanto mais estoque→ maiores as chances de perdas→ mais custo decorrente de perdas.
Obsolescência→ quanto mais estoque→ maiores as chances de materiais tornarem-se obsoletos→ mais custos decorrentes de materiais que não mais serão utilizados.
1
Por todos esses fatores de custos serem decorrentes da necessidade de a empresa manter ou carregar os estoques, eles também são chamados de custos de carregamento dos estoques. Os custos de carregamento incluem os custos de oportunidades, estoque e manuseio de material, taxas de seguros, perdas e furtos, obsolescência e o mais importante, o custo de capital investido.
É também bastante usual a divisão desses custos em duas categorias:
a)custo de capital, correspondendo ao custo de capital investido.
b)custo de armazenagem, compreendendo o somatório de todos os demais fatores de custo, como armazenagem, manuseio, as perdas, as taxas e a obsolescência.
Representando por:
Custo de Capital = I