5 Semestre Desenv
A LINGUAGEM HTML
Olá Pessoal
Como já vimos no capítulo passado, precisamos de uma linguagem que nos permita desenvolver páginas na Internet que possam ser visualizadas por qualquer navegador.
Neste capítulo vamos começar estudar a linguagem HTML, que serve justamente para isso: criar páginas para a web. Os conhecimentos adquiridos neste capítulo serão úteis durante o decorrer de toda a disciplina. Ao final deste capítulo, você deverá ser capaz de criar páginas simples para a web.
2.1
O que é HTML?
Para se publicar informação de distribuição global, é necessário utilizar-se uma linguagem de compreensão universal, que possa ser usada e compreendida por todos os computadores. HTML (Hyper Text Markup
Language) é a linguagem de publicação usada pela World Wide Web.
A linguagem HTML foi inventada em 1990 por um cientista chamado
Tim Berners-Lee. A finalidade inicial era a de tornar possível o acesso e a troca de informações e de documentação de pesquisas, entre cientistas de diferentes universidades. O projeto inicial tornou-se um sucesso jamais imaginado por Tim Berners-Lee. Ao inventar o HTML, ele lançou as fundações da Internet que conhecemos atualmente.
HTML não é uma linguagem de programação, e sim uma liguagem descritiva, que tem como objeto dar formato ao texto e às imagens que pretendemos visualizar no navegador.
HTML é uma linguagem que possibilita apresentar informações (documentação de pesquisas científicas) na Internet. Aquilo que você vê quando abre uma página na Internet é a interpretação que seu navegador faz do HTML. Para visualizar o código HTML de uma página qualquer, use o menu “View” (Exibir) no topo do seu navegador e escolha a opção “Source” (Código fonte).
Programação para Internet
18
Capítulo 2
Os documentos escritos na linguagem HTML podem ser interpretados pelos navegadores e apresentam diversas tags (rótulos, ou etiquetas), que indicam a formatação de cada trecho do texto.
Tags são rótulos usados para informar ao navegador como