5 Razoes para se desligar o facebook
Depressão é uma palavra frequentemente usada para descrever nossos sentimentos. Todos se sentem "para baixo" de vez em quando, ou de alto astral às vezes e tais sentimentos são normais. A depressão, enquanto evento psiquiátrico é algo bastante diferente: é uma doença como outra qualquer que exige tratamento. Muitas pessoas pensam estar ajudando um amigo deprimido ao incentivarem ou mesmo cobrarem tentativas de reagir, distrair-se, de se divertir para superar os sentimentos negativos. Os amigos que agem dessa forma fazem mais mal do que bem, são incompreensivos e talvez até egoístas. O amigo que realmente quer ajudar procura ouvir quem se sente deprimido e no máximo aconselhar ou procurar um profissional quando percebe que o amigo deprimido não está só triste.
Uma boa comparação que podemos fazer para esclarecer as diferenças conceituais entre a depressão psiquiátrica e a depressão normal seria comparar com a diferença que há entre clima e tempo.
Outros sintomas que podem vir associados aos sintomas centrais são:
Pessimismo; Dificuldade de tomar decisões; Dificuldade para começar a fazer suas tarefas; Irritabilidade ou impaciência; Irritabilidade ou impaciência; Inquietação; Achar que não vale a pena viver; desejo de morrer; Chorar à-toa; Sentimento de pena de si mesmo; Persistência de pensamentos negativos; Queixas frequentes; Sentimentos de culpa injustificáveis; Boca ressecada, constipação, perda de peso e apetite, insônia, perda do desejo sexual.
Diferentes tipos de depressão
Basicamente existem as depressões monopolares (este não é um termo usado oficialmente) e a depressão bipolar (este termo é oficial). O transtorno afetivo bipolar se caracteriza pela alternância de fases deprimidas com maníacas, de exaltação, alegria ou irritação do humor.
Depressão e doenças cardíacas
Os sintomas depressivos apesar de muito comuns são pouco detectados nos pacientes de atendimento em outras especialidades, o que permite o desenvolvimento e