5 PRAZOS MEDIOS
Prazo médio de recebimento das vendas - PMRV
Prazo médio de pagamento das compras – PMPC
Prazo médio de renovação dos estoques – PMRE
Fonte: capítulo 9 Dante Carmine Matarazzo.
Outras obras podem ser consultadas, desde que contenham este assunto.
CONSIDERAÇÕES
A dinâmica dos prazos médios nos permite verificar quanto tempo em média a empresa leva para receber suas vendas, para pagar os fornecedores e quanto tempo em média as mercadorias permanecem no estoque.
A conjugação desses três prazos permite analisar o ciclo operacional e de caixa da empresa, fundamental para determinação de estratégias empresariais, tanto comerciais quanto financeiras.
Se uma empresa compra para pagar em 40 dias e vende para receber em 10 dias, costuma-se dizer que ela está
“trabalhando com o dinheiro dos outros.”
CONSIDERAÇÕES
Se a soma do período médio de estocagem, mais o prazo médio de recebimento das vendas for inferior ao prazo médio de pagamento aos fornecedores podemos dizer que esta empresa é uma “atleta” em gestão de caixa.
O período médio de estocagem mais o período médio de recebimento das vendas, permite determinar o nível de investimento a ser efetuado em estoques e duplicatas a receber. Os índices de prazos médios não devem ser analisados em separado, mas sempre em conjunto.
CONSIDERAÇÕES
Prazos curtos de recebimento das vendas e estocagem, permitem compreender como a empresa consegue operar como baixos índices de liquidez.
A análise dos prazos médios não se aplica a entidades financeiras, bancos por exemplo e também as empresas que prestam serviços.
Também não se aplica a análise dos prazos médios em empresas cujo produto é sazonal, pois a precisão dos índices de prazos médios está diretamente ligada a uniformidade de compras e vendas.
PRAZO MÉDIO DE RECEBIM. DAS VENDAS - PMRV
Admita-se o seguinte:
Vendas diárias R$ 10
Dias
Vendas
Recebimentos
PMRV 30 dias
1º
2º
3º..........30º
10 10 10
0
0
0
Saldo dupl. a receber 10 20 30
31º