5 Pratica Densidade Por Atenua O
Departamento de Física/Biofísica
Relatório de Física Experimental I– Prática 5
Prof º Marcos Antonio de Rezende
Nomes: Isis Bagini
FÍSICA MÉDICA
Prática 5 - Técnica de atenuação da radiação gama no estudo das propriedades físicas de materiais
1. Introdução
1.1 Isótopos radioativos
A emissão radioativa é constituída de partículas de carga positiva, partículas de carga negativa e ondas eletromagnéticas.
Essas radiações receberam os seguintes nomes: - Partículas alfa (α) para as de carga positiva: são constituídas de 2 prótons e 2 nêutrons. São núcleos de átomos de hélio. - Partículas beta (β), aquelas de carga negativa: são elétrons que saem do entorno do núcleo.
Admite-se que um nêutron desintegra-se formando um próton, um elétron e um neutrino (partícula sem carga e praticamente sem massa). - Emissões gama (γ): ondas eletromagnéticas.
Quando um átomo emite uma partícula α, o seu número atômico diminui de 2 unidades e o seu número de massa diminui de 4 unidades.
Quando um átomo emite uma partícula β, o seu número atômico aumenta de 1 unidade e o seu número de massa permanece inalterado.
1.2. Cinética da radioatividade
Meia vida ou período de semidesintegração é o tempo que leva para a metade dados átomos de uma amostra radioativa transformar-se.
Atividade radioativa é o numero de transformações ocorridas por unidade de tempo.
A = 0,693/T1/2xN
Sendo T1/2 a meia vida e N o numero de átomos.
Pode ser medida por dps (desintegrações por segundo) ou Ci. 1 Ci corresponde a 3,7x1010 dps.
Quando a atividade radioativa se aproxima de μCi a amostra não apresenta perigo a saúde, já quando está entre mCi exige alguns cuidados especiais, entretanto quando já se encontra a casa de unidades apresenta sérios ricos a saúde.
1.3. Atenuação
Um