5 porques
LOGISTICA
CINCO PORQUÊS
Analise de Causa Raiz
Matéria: Fundamentos da qualidade
Turma: Log 10
Josiane Magri
CARIACICA - ES
2015
RESUMO
Toda empresa apresenta falhas. Inevitavelmente uma máquina pode parar, um funcionário pode fazer algo que não deveria ou mesmo esquecer-se de fazer algo que deveria, os problemas são inerentes a todas as organizações, quem nunca errou que atire a primeira pedra.
A questão é, já que esses erros de uma forma ou de outra irão aparecer, como fazer para achar a melhor forma de soluciona-los? Existem inúmeras técnicas que lidam sobre isso, entretanto, aqui falaremos da técnica dos “Cinco Porquês”, um método simples e eficaz, perfeito para a tomada de decisão ágil que as pequenas empresas tanto necessitam hoje em dia.
O QUE SÃO OS “5 PORQUÊS”?
Os “5 Porquês” é uma técnica para encontrar a causa raiz de um defeito ou problema.
É uma técnica de análise que parte da premissa que após perguntar 5 vezes o porque um problema está acontecendo, sempre relacionado a causa anterior, será determinada a causa raiz do problema ao invés da fonte de problemas.
Esta ferramenta é muito usada na área de qualidade, mas na prática se aplica em qualquer área, e inclusive pode ser muito útil em seu dia a dia.
É uma ferramenta simples de resolução de problemas que foi desenvolvida por Taiichi Ono, pai do Sistema de Produção Toyota e consiste em formular a pergunta “Por que” cinco vezes para compreender o que aconteceu (a causa-raiz). Nada impede, porém, que mais (ou menos) do que 5 perguntas sejam feitas. O número 5 vem da observação de Ono de que esse número costuma ser suficiente para se chegar à causa raiz.
Ele usa um conjunto específico de etapas, com instrumentos associados, para encontrar a causa primária do problema, de modo que você pode:
Determinar o que aconteceu.
Determinar por que isso aconteceu.
Descobrir o que fazer para reduzir a probabilidade de que isso vai acontecer novamente.
Por qual motivo são