5 Gerações de computadores
AS CINCO GERAÇÕES DE COMPUTADORES
AS CINCO GERAÇÕES DE COMPUTADORES
HISTÓRIA DA INFORMÁTICA
MÁQUINAS DE CALCULAR
A computação teve seu inicio com as máquinas e métodos de cálculo. O Ábaco, inventado na Babilônia por volta de 2400 a.c e desenvolvida pelos sumérios e romanos, foi a primeira máquina de cálculos.
[Gregor Reisch, Margarita Philosophica, 1508]
[Ábaco ‘moderno’]
A primeira máquina de verdade foi construída por Wilhelm Schickard (1592-1635), sendo capaz de somar, subtrair, multiplicar e dividir. Essa máquina foi perdida durante a guerra dos trinta anos, sendo que recentemente foi encontrada alguma documentação sobre ela. Durante muitos anos nada se soube sobre essa máquina, por isso, atribuía-se ao filosofo, físico e matemático Blaise Pascal (1623-1662) a construção da primeira máquina calculadora, em 1642, que fazia apenas somas e subtrações.
Pascal, que aos 18 anos trabalhava com seu pai em um escritório de coleta de impostos na cidade de Rouen, desenvolveu a máquina para auxiliar o seu trabalho de contabilidade.
O projeto de Pascal foi bastante aprimorado pelo matemático alemão Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1726), que também inventou o cálculo, o qual sonhou que, um dia no futuro, todo o raciocínio pudesse ser substituído pelo girar de uma simples alavanca.
[Máquina de Pascal]
Todas essas máquinas, porém, estavam longe de ser considerado um computador , pois não eram programáveis. Isto quer dizer que a entrada era feita apenas de números, mas não de instruções a respeito do que fazer com os números.
ALGORITMOS E LINGAGEM BINÁRIA
No século VII, o matemático indiano Brahmagupta explicou pela primeira vez o sistema de numeração hindu-arábico e o uso do 0. Aproximadamente em 825, o matemático persa Al-Khwarizmi escreveu o livro Calculando com numerais hindus, responsável pela difusão do sistema de numeração hindu-arábico no Oriente Médio, e posteriormente na Europa. Por volta do século XII houve