5 ESTADO E SEUS TIPOS
O que é o Estado?
O Estado vem a ser um ente fictício aprimorado pela Filosofia ao longo da História humana, no intuito de atender aos anseios de bem-estar de uma coletividade de indivíduos com peculiaridades em comum, através de regras para o efetivo exercício do poder emanado pela vontade dessas pessoas ou de determinado grupo.
Elementos do Estado
População – união de indivíduos dentro de um mesmo território regidos sob um mesmo poder (povo). Ex.: Catalães (Barcelona), bascos e demais espanhóis se submetem ao poder do Estado Espanhol, localizado em Madrid, porém os dois primeiros não se julgam espanhóis, mas sim catalães e bascos, pois nem o idioma que utilizam no cotidiano é o mesmo de Madrid. Em que pese o sentimento de catalães e bascos, eles fazem parte da população do Estado Espanhol.
Todavia, quando há união por afinidades em comum, tais como religião, idioma, cultura num mesmo território, além do sentimento em comum de união, há a noção de nação, que transcende a de mera população (povo). Ex.: povo brasileiro independentemente do Estado. Muitas pessoas em diferentes Estados do Brasil não acompanham uma mesma novela por possuírem em comum os mesmo hábitos, ideais, idioma e particularmente um mesmo mau gosto para TV???
Território – Espaço geográfico em que se localiza uma população de um Estado. Ex.: todo território brasileiro, todo território espanhol e da Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte)..
Soberania – a mais lídima manifestação de poder para o exercício interno e externo das diretrizes do Estado. Pode também ser chamada de autodeterminação do Estado. Ex.: Indonésia no exercício de sua soberania aplica pena de morte aos traficantes que assim procederem em seu território, independentemente da nacionalidade. Lembrar dos brasileiros executados por tráfico pela Justiça daquele país.
Obs.: Povo palestino não possui território, logo não é reconhecido como um Estado soberano, principalmente pelos Estados Unidos e