4ª, 5ª E 6ª ESTADO DA MATÉRIA
O plasma é um dos estados físicos da matéria, similar ao gás, no qual certa porção das partículas é ionizada, sendo ionizado constitui o estado mais caótico, em que os átomos se movem em diferentes velocidades e direções. É o 4ª estado da matéria, e a presença de um número não desprezível de portadores de carga torna o plasma eletricamente condutor. Foi primeiramente identificado em um tubo de Crookes e descrito por Sir William Crookes em 1879 (ele o chamava "matéria radiante").
Os cientistas pensam que 99% de todo o Universo seja feito de plasma. Encontrado em lâmpadas fluorescente. E a tela de alguns televisores/monitores modernos.
O condensado de bose-einstein possui características, de ambos, estado sólido e estado líquido, como supercondutividade e, porém, é encontrado em temperaturas extremamente baixas, o que faz com que suas moléculas entrem em colapso, uma minúscula porção de matéria cujas partículas se comportam de maneira extremamente organizada, vibrando com a mesma energia e a mesma direção. É particularmente estudado na área da mecânica quântica. Este é o 5ª estado da matéria, previsto pelo físico alemão Albert Einstein e pelo matemático indiano Satyendra Nath Bose, em 1924.
Ondas de matéria fluindo com a mesma energia e na mesma direção constituem um instrumento valioso para o estudo das partículas atômicas. Essa propriedade não é encontrada em outros estados da matéria, nos quais os átomos apresentam variados níveis de energia.
O condensado fermiônico é uma coleção de milhares de partículas ultrafrias ocupando um único estado quântico, ou seja, todos os átomos se comportam como um único e gigantesco átomo ao contrário do Condensado de Bose Einstein, no Condensado Fermiônico seus fermions não conseguem ocupar o mesmo lugar no espaço, o qual se tornou uma pesquisa aos cientistas, pois se eles conseguirem isto, será uma grande descoberta cientifica o qual nos trará grandes benefícios.
Em condições