4ff24f37 14f0 45f4 8a8b 1ad611ca69c3

2074 palavras 9 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GRADUAÇÃO EM serviço social

roseane vale da silva

família e trabalho na reestruturação produtiva: ausência de políticas de emprego e deterioração das condições de vida.

MARABÁ
2014

roseane vale da silva

família e trabalho na reestruturação produtiva: ausência de políticas de emprego e deterioração das condições de vida.

Trabalho apresentado ao Curso Graduação em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas 1º Semestre.

Marabá
2014
INTRODUÇÃO
A família é a base de tudo, é a forma de manter a estrutura do indivíduo, onde este cresce e aprende a viver em sociedade. A família é considerada uma instituição responsável por promover a educação dos filhos e influenciar o comportamento dos mesmos no meio social. O papel da família no desenvolvimento de cada indivíduo é de fundamental importância. É no seio familiar que são transmitidos os valores morais e sociais que servirão de base para o processo de socialização da criança, bem como as tradições e os costumes perpetuados através de gerações.
O ambiente familiar é um local onde deve existir harmonia, afetos, proteção e todo o tipo de apoio necessário na resolução de conflitos ou problemas de algum dos membros. As relações de confiança, segurança, conforto e bem-estar proporcionam a unidade familiar. O trabalho é sinônimo de sobrevivência do individuo, o trabalho assalariado é a principal fonte de rendimentos e o consumo das famílias aumenta nomeadamente ao nível das habitações, por outro lado, os pais trabalham, os filhos estão em escolas ou nas creches. O mercado de trabalho contribui para alterações ao nível familiar. Diminui a classe assalariada e aumentam as profissões ligadas às novas economias do conhecimento.

DESENVOLVIMENTO

A reestruturação produtiva do mercado de trabalho é ocasionada pelas mudanças introduzidas nesse processo, as transformações que vêm ocorrendo nas sociedades

Relacionados