48488588485
492 palavras
2 páginas
Analisador de Oxigênio por Óxido de Zircônio CGA351Mede de 0,1 ppm a 100% O analisador de oxigênio por zircônio Série 351 é adequado para monitorar e controlar qualquer fluxo ou atmosfera de gás variável que estejam limpos e secos. Utilizações típicas incluem a alimentação de ar enriquecido com oxigênio em fornos, índice de combustão da combinação de gases combustíveis e do teor de oxigênio durante a ligação térmica de plásticos.
O analisador de oxigênio por zircônio Série 350 mede oxigênio de 0,1 ppm a 100% e em atmosferas redutoras de alta temperatura; a medição do sensor indica a quantidade de oxigênio e umidade existentes em equilíbrio químico. O instrumento fornece resposta rápida – 90% de uma mudança de passo em menos de um segundo. Além disso, a exatidão da medição aumenta em concentrações baixas de oxigênio.
A operação do sensor deste analisador é extremamente estável. Raramente é necessário realizar verificações ou ajustes de calibração, assegurando assim muitos meses de operação sem problemas. Quando são necessárias verificações de calibração, uma calibração de um ponto é suficiente para a faixa total de medição de oxigênio (de ppm a %).
]
Análise de oxigênio através de óxido de zircônio
Alguns tipos de cerâmica conduzem eletricidade a altas temperaturas através do movimento de íons de oxigênio carregados. O óxido de zircônio é um destes tipos de cerâmica. Esta capacidade pode ser utilizada para medir o oxigênio em uma mistura gasosa.
Dentro de um aquecedor, é montado um disco de óxido de zircônio entre o gás a ser medido e o gás de referência (geralmente o ar). Conectam-se eletrodos a ambos os lados do disco.
Se houver alguma diferença na concentração de oxigênio entre os dois lados do disco, será gerada uma tensão elétrica, detectada pelos eletrodos.
Utiliza-se o disco de óxido de zircônio afixado sobre um diafragma flexível em um compartimento robusto, tornando-o resistente a choques