464346453
5383 palavras
22 páginas
ARTIGO TRABALHO COM MINERAISInformação preciosa
A
atividade de mineração iniciouse tardiamente no Brasil, quando colocada no contexto da história desta atividade no continente americano, – no final sécul o 17 – após a exploração predatória do pau-brasil e do ciclo da cana-de-açúcar. Em países como Estados Unidos, México, Chile e Peru, a exploração de recursos minerais teve início logo após o período do descobrimento.
Aliado a esse início tardio, a atividade mineira, na sua origem e eventualmente nos dias de hoje, vem se utilizando de conceitos, práticas e técnicas rudimentares, de mãode-obra intensiva, de visões de “enriquecimento rápido”, da busca do “eldorado” e da exploração compulsiva do mineral (retirar o máximo em menor tempo).
Outro importante registro histórico da atividade mineira, no contexto da Segurança e Saúde Ocupacional, é a baixíssima consideração e preocupação com a integridade da mão-de-obra aplicada - a vida humana não era um valor de importância naquela época - seja na incipiente organização empresarial no Brasil, seja na atividade garimpeira, somada à utilização de mão-de-obra escrava, desqualificada e socialmente desprotegida de regulação por parte do governo. Não era objeto de preocupação e tido como importante, entre os diversos grupos de interesse na atividade mineira, se estavam ocorrendo lesões, enfermidades ou perda de vidas. As ocorrências em Saúde e Segurança Ocupacional eram consideradas como “inerentes” ou “normais” à atividade.
Eram aceitas passivamente entre as pessoas envolvidas na atividade. “Mina é assim mesmo”, era a argumentação que se escutava quando ocorria algum evento indesejável.
Por outra parte, os conceitos e valores dominantes na época eram “fazer dinheiro” rapidamente pela exploração extrativista,
“tirar a produção”, “tocar a mina”, “ficar rico” pela atividade garimpeira. Ademais, a análise de que tais ocorrências geravam significativas perdas econômicas aos enNota: Este artigo foi