4578914284954224
997 palavras
4 páginas
A Educação e seus impasses na ContemporaneidadeCamila C. Silva
Isabella Silveira M. Carvalho
Jacqueline Mello A. Carvalho
Larissa R. Vieira
Murilo P. Goulart
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
A contemporaneidade vem sendo marcada pelas modificações econômicas, cientificas e cultural. A educação em si sofre com o sistema capitalista, se mostra muita das vezes seguindo um modelo econômico do capitalismo adotando assim, uma visão mais restrita e coletiva sobre a educação dos alunos que deveria ser visto e tratado de forma singular conforme a necessidade de cada aluno. A educação de um individua particular devera ser considerado nessas circunstâncias como o bem-estar de um todo dando importâncias para os eventos problemáticos do coletivo para depois se avaliar o particular, os educadores nessa visão demandam mais atenção para um todo do que para as partes e o individuo que não conseguir se enquadrar a essa situação é considerado como fracassado. Assim o fracasso escolar começa a tomar força a ponto de ser considerado, hoje, como uma patológica.
A ciência aliada com a indústria farmacêutica e a tecnologia tomam conta do mercado, anunciando as suas pílulas milagrosas para salvar os que dizem ser fracassados na escola ou aqueles que demonstram algum problema. O que se tornou comum ouvir das pessoas e a tentativa de justificar o problema de um aluno impondo sobre ele algum aspecto patológico que justifique suas falhas e erros é também comum ver as pessoas pesquisando na internet medicamentos para certos tipos de patologias por acreditarem que seus comportamentos seguem a risca as definições de tais doenças. È notório que os problemas das crianças que são encaminhadas aos consultórios advêm de queixas escolares e de modo geral com indicações de possíveis transtornos.
O fracasso escolar pode ser relacionado com a falta de limites tanto dos pais como da escola e do Estado. Hoje vemos que nem os pais querem saber dos seus filhos esquecem de desempenhar o