45678908321
324 palavras
2 páginas
Introdução à Atuária/Origens e evolução da ciência atuarial De acordo com o assunto abordado na artigo ,a ciencia atuarial desenvolveu-se principalmente à medida que matemáticos, economistas e filósofos do seculo XVII se interessavam na melhoria dos calculos matemáticos daquela época .No século XX, a área de seguros expandiu a abrangência do estudo atuarial, e a inserção cada vez mais freqüente das empresas de seguro e pensão no mercado financeiro, fez com que a ciência atuarial se especializasse cada vez mais em campos econômicos e financeiros. A partir de então as empresas seguradoras passaram a oferecer programas de seguro de vida e outras especializações.
A ciência atuarial é a ciência das técnicas específicas de análise de riscos e expectativas, principalmente na administração de seguros e fundos de pensão. Esta ciência aplica conhecimentos específicos das matemáticas estatística e financeira.Os fundamentos da Ciência Atuarial como seu principal campo de estudo de proteger-se de tragédias e perdas correspondendo o máximo usando a realidade e a utilização da Lei dos grandes números, assim diferenciam o risco da probalidade de um determinado prejuizo economico baseando nas exigencias tambem da segurabilidade do que é possivel, incerto, mensurável, homogenêo e nao catastrófico. Ja nas primeiras origens da atuária apareciam as primeiras preocupacoes nas suas garantias nos planos de financiamentos principalmente por mexeram com planos diretos com pessoas.
No campo de trabalho em atuária no Brasil nos anos 90,com um mercado financeiro e de seguros menos desenvolvido não havia muito espaço para profissionais da areas, tendo motivos que restringia a demanda para atuários pelo modelo de regulação adotado até o fim da Ditadura Militar, que implementava uma política restritiva as inovações no setor.
A partir de uma liberação do mercado e do incremento na formação, empresas, especialmente do setor financeiro, vem se valendo dos conhecimentos do atuário para