4154
GESTÃO FINANCEIRA
INTRODUÇÃO
O mercado imobiliário brasileiro mantém desempenho discreto em 2014. As 2.080 unidades vendidas em maio deste ano na cidade de São Paulo foram 36,5% inferiores às 3.278 unidades vendidas no mesmo período de 2013 segundo pesquisa do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (SECOVI-SP, 2014).
A SP Invest atua na incorporação e administração de edifícios comerciais, e investimentos em empreendimentos imobiliários na Grande São Paulo, possuindo e controlando shoppings centers nas cidades de Campinas, Indaiatuba e Araraquara, além de um hotel na cidade de São Paulo. Em 2013 a empresa teve um faturamento de R$ 48 milhões, entre vendas, aluguéis e serviços administrativos.
O objetivo desse projeto é propor uma nova alocação dos recursos da empresa frente ao momento delicado do mercado imobiliário, aproveitando boas opções de títulos de baixo risco, prefixados ou indexados ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário), índice que fica muito próximo da Selic (Sistema especial de liquidação de custódia). A Selic prevista para o final de 2015 é de 12% (Focus, 2014), nesse cenário a compra de títulos que pagam cerca 1% de juros ao mês, ou mais de 100% do CDI proporcionam ganhos razoáveis, sem risco de mercado.
No desenvolvimento do estudo, primeiramente apresentaremos o cenário econômico do setor em que a empresa está inserida e sua realidade financeira, a partir da análise de suas demonstrações contábeis. Em seguida será apresentado o projeto em si, seus objetivos, um plano de ação detalhando os passos do projeto, seus benefícios e o investimento necessário. Por fim serão apresentados os resultados estimados e as conclusões do grupo.
As metodologias de pesquisa utilizadas foram a pesquisa bibliográfica, levantamento estatístico e pesquisa de internet.
1.