41385001895
2552 palavras
11 páginas
HISTÓRICO Evolução da mulher no mercado de trabalhoNo inicio do século XIX mulher conquistou seu espaço no mercado de trabalho quando se baseava na afirmação em que o homem era o único responsável pelas necessidades da família, enquanto a mulher tinha a função de manter o lar e educar seus filhos. Conforme Luca (2001), as mulheres quando ficavam viúvas ou pertenciam a uma classe mais pobre tinham que sustentar seus filhos com atividades que lhes dessem um retorno financeiro. Dentre as principais atividades realizadas, destacam-se: a fabricação de doces por encomendas, o arranjo de flores, os bordados e as aulas de piano. Além de serem pouco valorizadas essas atividades eram mal vistas pela sociedade, o que dificultava a conquista das mulheres por um espaço no mercado de trabalho. Mesmo assim, algumas conseguiram transpor as barreiras do papel de ser apenas esposa, mãe e dona do lar.
De fato entre a I e a II Guerras Mundiais (1914-1918 e 1939-1945) quando os homens iam para a guerra e as mulheres passaram a assumir os negócios da família no lugares de seu esposo. Depois que a guerra acabou alguns desses homens voltou mutilados ou impossibilitados de trabalhar foi exatamente neste momento que as mulheres sentiram-se no dever de assumir os negócios para manter a casa e seus filhos.
Mesmo conquistando este espaço as mulheres ainda eram cercada de preconceitos e não tinha a chance de exerce qualquer tipo de trabalho ao não ser se a mulher perdesse o marido, mesmo assim o dilema continuava que elas só servia para cuidar da casa e dos filhos.
O direito do voto
Em 1850 as mulheres se organizavam para obter o direito de voto e da educação , as primeiras organizações de mulheres que então essa voz feminista foi representada por Nísia Floresta e Violante Bivar e Valesco onde fundaram o primeiro jornal comandado por mulheres . Enfim o voto feminino chegou em 1891 trazendo o movimento de Americanas e Inglesas.
Em 1919 inicia-se a luta de Bertha Lutrz,