408600676

501 palavras 3 páginas
Capítulo 1 - A Sociedade da Informação
Vivemos numa sociedade da informação a partir do momento em que usamos o telefone, assistimos a televisão, utilizamos a internet para comprar coisas, mandar mensagens, ou aprender mais sobre algum assunto. Estamos numa era em que a informação flui a grande velocidade, assumindo valores socio-econômicos fundamentais.
A convergência da base tecnológica diz respeito ao fato de se poder representar qualquer tipo de informação de uma única forma, a digital. Através da digitalização, a computação ,as comunicações e os conteúdos aproximam-se muito. O computador se torna a televisão, o telefone, o jornal, a revista.

Com relação a dinâmica da indústria, esta possibilitando um maior acesso da população aos computadores, assim permitindo sua popularização.
O terceiro ponto desta revolução é o fantástico crescimento da Internet, quando comparado pôr exemplo a televisão. O tempo que a internet demorou para atingir 50 milhões de usuários em 4 anos são ínfimos perto dos quase 40 anos do radio e 13 da televisão. Internet é a maior evolução da conectividade internacional.

Porem a Internet não é livre de riscos. Noventa pôr cento da população do planeta jamais teve acesso ao telefone. Para evitar o maior aumento na disparidade socio-economica os países e blocos políticos, desde meados da década de 90, eles vem se deparando com este problema e procurando caminhos, estratégias para evita-lo. A Internet brasileira teve grande impulso, na comunidade científica e como plataforma de expansão do setor privado desde 1995.

A privatização dos sistemas brasileiro de telecomunicação e a criação da Anatel estão permitindo maior e mais rápida disponibilidade de acesso aos meios de comunicação. O comercio via Internet esta ganhando enorme expressão. Algumas aplicações de governo tem grande impacto na melhoria da eficiência interna de funcionamento e na prestação de serviços ao cidadão. Com relação a América latina, o Brasil esta bem evoluído

Relacionados