Tecnologia
MATEMÁTICA COMPUTACIONAL
ADS FACEMA 1º PERÍODO
CONSTRUÇÃO DA TABELA-VERDADE Segundo o princípio do terceiro excluído, toda proposição simples é verdadeira (V) ou é falsa (F).
Em se tratando de uma proposição composta, a determinação do seu valor lógico, depende unicamente dos valores lógicos das proposições simples componentes.
Determinação do valor lógico da proposição composta
Para determinar o valor lógico de uma proposição composta, recorre-se quase sempre a um dispositivo denominado TABELA-VERDADE.
Exemplo: No caso de uma proposição composta cujas proposições simples componentes são p e q, as únicas possíveis atribuições de valores lógicos a p e a q são:
Exemplo: No caso de uma proposição composta cujas proposições simples componentes são p, q e r, as únicas possíveis atribuições de valores lógicos a p, a q e a r são:
Operações lógicas sobre proposições: Negação (~): Chama-se negação de uma proposição p, a proposição representada por “não p”, cujo valor lógico é a verdade (V) quando p é falsa e a falsidade (F) quando p é verdadeira.
“~p”
Conjunção (^): Chama-se de conjunção de duas proposições p e q a proposição representada por “p e q”, cujo valor lógico é (V) quando as proposições p e q são ambas verdadeiras e (F) nos demais casos. (Conjunção = união)
“p ^ q” = p e q
Disjunção(V)(ou Disjunção inclusiva):
Chama-se de disjunção de duas proposições p e q a proposição representada por “p ou q”, cujo valor lógico é (V), quando ao menos uma das proposições p e q é (V).E a falsidade(F) quando as proposições p e q são ambas falsas. (Disjunção = separação)
“p V q” = p ou q
Disjunção exclusiva ( V ):Chama-se de disjunção exclusiva de duas proposições p e q, cujo valor lógico é a verdade (V) somente quando p é verdadeira ou q é verdadeira, mas não quando p e q são ambas verdadeiras, e a falsidade (F) quando p e q são ambas verdadeiras ou ambas falsas.