4 u6tyhg
867 palavras
4 páginas
Anda"Vidas secas", obra de Graciliano Ramos, adaptado para o teatro, é um espetáculo que mostra o sofrimento de uma família que vive em terra árida. É uma história da retirada de pessoas que lutam pela sobrevivência.Sem rumo definido, trilham um caminho cheio de surpresas e imprevistos para fugir da seca e da fome, embora também sonhem com uma vida melhor.
Fazem parte do enredo Fabiano, sua esposa Vitória, o menino mais novo, o menino mais velho,a cachorra baleia, o soldado Amarelo e o Patrão.
As personagens caracterizam a vida sem sentido. Fabiano é um homem grotesco que não adquiriu , praticamente, nenhum bem material. Tem consciência de que mal sabe falar e, por essa razão admira aos que sabem se expressar. Capaz de analisar a si próprio, tenta aprender em vão algumas mas considerando-as fúteis e perigosas chega a concluir de que não passa de um bicho. Sinhá Vitória, única personagem que melhor articula as palavras, tida como a mais esperta da família, sonha em ter uma cama de lastro de couro. O espetáculo começa e termina com a saga de uma família de retirantes no sertão nordestino.
Teatro- Vidas Secas
(a peça se inicia com a caminhada os retirantes, o cenário típico da caatinga, sinhá Vitória de mão dada com o filho mais novo, Fabiano triste, com a espingarda no ombro e a faca no cinturão e o menino mais velho e a cachorra Baleia vão atrás.
MENINO MAIS VELHO: (senta-se no chão chorando): “Num” aguento mais caminhar.
FABIANO: (vermelho de raiva) Anda logo condenado do diabo! (Fabiano pega a faca e bate no menino mais velho com o cabo, que esperneia e deita fechando os olhos) . Anda excomungado, ou servirá de comida para os urubus!
SINHÁ VITÓRIA: ( ajuda o menino mais velho se levantar) Anda“home”, faça “arguma” coisa, “tamo” perto!
SINHÁ VITÓRIA: “Tava” aqui matutando e senti uma “farta” enorme do papagaio!
FABIANO: Deixa de bobagem “muié”, ele não fazia nada, nem falar o coitado sabia! E o que tinha de ser feito, foi feito, “Nó