4 HistOria PP
INTRODUÇÃO
No século XV, com a invenção da imprensa mecânica, por Gutemberg, vão registar-se grandes progressos ao nível dos meios de comunicação. Surgiram os primeiros panfletos, o primeiro cartaz e as gazetas que introduzem o hábito de leitura. Em l625, apareceu no periódico inglês "Mercurius Britannicus" o primeiro anúncio publicitário de um livro. Em l63l, começam a ser criadas nas gazetas uma pequena secção de anúncios. Estava então encontrada uma nova fonte de receitas para o jornal, que até aí vivia unicamente da venda de assinaturas.
As primeiras mensagens publicitárias, pretendiam ser essencialmente informativas. Com Benjamin Franklin, a publicidade começou a ser encarada do ponto de vista do consumidor e não do anunciante, ou seja, em vez de se limitar a descrever o produto, começam a surgir as primeiras tentativas, para estimular a venda desse produto.
Em 1745, surge em Inglaterra, o primeiro jornal dedicado à publicação de anúncios publicitários -"General Advertiser". O mesmo acontece em França em l75l, com o jornal "Les Petites Annonces" e uns anos mais tarde surge o "Jornal d’ Annonces", o "Jornal d’ Affiches" e o "Petites Affiches".
Volney B. Palmer ficou conhecido como o primeiro angariador publicitário e criador da primeira agência, ao planear a publicidade de vários anunciantes em l84l. John Wanamker planeou a primeira campanha publicitária para uma loja de roupas masculina e serviu-se, para além dos anúncios de imprensa, de painéis de exteriores, de desfile de carros decorados e de oferta de galhardetes. Em França, Emile de Girardin, criou no seu jornal "La Presse" um suplemento publicitário, ligando ao mesmo tempo o preço da publicidade à tiragem. A agência de F. W. Ayer, fundada em l869, em Filadélfia, começa a fornecer diversos serviços de apoio ao cliente. De certa forma aparece como a precursora da moderna agência de publicidade de serviço completo e de autonomia da profissão.
No início do século XX,