4 AULA FISIOLOGIA DA CONTRAÇÃO MUSCULAR
Em sentido amplo, a miologia aborda todos os músculos do corpo humano e, em sentido restrito, refere-se somente aos músculos estriados esqueléticos e cutâneos. A esplancnologia trata da dos órgãos viscerais e a inclui os músculos dos sentidos musculatura estesiologia órgãos dos
CONCEITO DE MÚSCULOS
São estruturas individualizadas que cruzam uma ou mais articulações e pela sua contração são capazes de transmitirlhes movimento.
Este é efetuado por células especializadas denominadas fibras musculares, cuja energia latente é ou pode ser controlada pelo sistema nervoso.
Os músculos são capazes de transformar energia química em energia mecânica.
O músculo vivo é de cor vermelha. Essa coloração denota a existência de pigmentos e de grande quantidade de sangue nas fibras musculares.
Obs: Os músculos representam 40-50% do peso corporal total.
FUNÇÕES DOS MÚSCULOS:
A) Produção dos Movimentos Corporais:
Movimentos globais do corpo, como andar e correr. B) Estabilização das Posições Corporais:
A contração dos músculos esqueléticos estabilizam as articulações e participam da manutenção das posições corporais, como a de ficar em pé ou sentar.
C) Regulação do Volume dos Órgãos:
A contração sustentada das faixas anelares dos músculos lisos (esfíncteres) pode impedir a saída do conteúdo de um órgão oco.
TIPOS DE MÚSCULOS
Músculo liso: Músculo de contração involuntário, lenta, localizado nos órgãos internos, aparelho reprodutor, artérias e aparelho excretor. O estímulo para a contração dos músculos lisos é mediado pelo sistema nervoso vegetativo. Músculo estriado esquelético: É inervado pelo sistema nervoso vegetativo e, como este se encontra em parte sob controle consciente, permite uma contração rápida e voluntária. As contrações dos músculos esqueléticos permitem os movimentos dos diversos segmentos ossos.
Músculo cardíaco: Este tipo de tecido muscular forma a maior parte do coração dos vertebrados. O músculo cardíaco depende da contração involuntária, vigorosa