38365377888
715 palavras
3 páginas
Gestão da cadeia de suprimentosGestão da cadeia de suprimentos visa, gestão complexa e dinâmica em redes de oferta e demanda.[1] (cf. Wieland/Wallenburg, 2011)
Gestão da cadeia de suprimentos é o gerenciamento de uma rede interligada de negócios envolvidos na provisão final de pacotes produto e serviço requeridos por clientes finais (Harland, 1996).[2] Gestão da cadeia de suprimentos abrange todo o movimento e armazenamento de matéria prima, trabalho em processo de inventário, e produtos acabados do ponto de origem até o ponto de consumo (cadeia de suprimentos).
Outra definição é fornecido pelo Dicionário APICS quando define SCM como "design, planejamento, execução, controle, e monitoramento das atividades da cadeia de suprimentos com o objetivo de criar valor líquido, construção de uma infraestrutura competitiva, alavancagem logística mundial, sincronizar a oferta e a procura e avaliação do desempenho global."
A logística de produção de uma indústria, também conhecida como PPCP (Planeamento, Programação e Controle da Produção) é um segmento da indústria automatizada, que trata da gestão e controle de mão-de-obra, material e informação no processo produtivo.
Devido à grande complexidade que as grandes plataformas indústrias apresentam, dada à enorme quantidade de materiais, operários e máquinas, a gestão destes recursos é feita maioritariamente por computador. São estes processos logísticos contínuos de controlo da produção e também das encomendas, que se dá o nome de logística de produção.
Uma logística de produção eficiente resulta em tempo e dinheiro ganho na produção.
Esta área é, assim, essencial para o sucesso de empresas na economia de mercado global, que hoje existe, uma vez que se preocupa com o aperfeiçoamento de tarefas fabris, quer pela dicção de processos mais eficazes, quer pela eliminação de outros desnecessários.
Logística de manufatura é uma tradução alternativa de production logistics utilizada no Brasil.
Suprimentos