381143710167
5901 palavras
24 páginas
Universidade PaulistaOs contos de fadas na formação da identidade infantil
Camila C. Garnecho
Geyce Venâncio
Gabriela dos Santos
São Paulo
2011
Universidade Paulista
Os contos de fadas na formação da identidade infantil
Camila C. Garnecho
Geyce Venâncio
Gabriela dos Santos
Trabalho apresentado como exigência parcial para a Conclusão do Curso de
Pedagogia daUniversidade Paulista (UNIP),Campus Tatuapé, sob a orientação da Profª. Dra. Sueli...
São Paulo
2011
“A criança que fui chora na estrada
Deixei-a,ali,quando vim ver quem sou.
Mas hoje vendo que o que sou é nada,
Quero buscar quem fui onde deixei.”
Fernando Pessoa
Introdução
O interesse pelo estudo do que proporciona os Contos de Fadas para a construção da identidade da criança visa buscar os benefícios que a literatura traz ao desenvolvimento cognitivo e moral.
Para esta investigação foi usado o seguinte questionamento: “Que tipo de contribuição e influências os Contos de Fadas oferecem para a construção da identidade das crianças?”. Por meio deste questionamento é possível justificar a importância que se atribui a contar histórias, e, assim conscientizar pais,professores e demais pessoas que trabalham e lidam com crianças.
O trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica em livros de fundamentação teórica,artigos, e leitura de contos de fadas que auxiliaram a análise.Constará nas páginas seguintes a análise das obras (....“serão definidas”) , com a finalidade de se observar o sentido subentendido fora das entrelinhas destas histórias.
Quando lemos contos de fadas para as crianças,ajudamos as mesmas na construção dos seus valores morais, identidade, ou seja, elas usam a linguagem de seus sonhos para conversar com fadas e enfrentar monstros.Através das histórias lidas, a criança deixa fluir seu imaginário na curiosidade para descobrir o mundo real e seus conflitos.
Em