37114 175786 Aartedapalavra

1129 palavras 5 páginas
A Arte da Palavra
Gabriel Perissé

Muitas vezes as pessoas procuram professores de redação escolar, de redação criativa ou de redação empresarial à espera de fórmulas prontas que facilitem a obtenção de uma boa nota, a consecução de um bom romance ou um bom desempenho profissional. Essa atitude denuncia uma grande falta de coragem. Seria preferível que houvesse aqui um pouco de revolta contra os modelos, contra as regras e dogmas que nos dizem o que é escrever corretamente.

Escrever bem é necessário em várias profissões e tarefas:
O pesquisador que precisa escrever uma tese ou um ensaio;
O médico que precisa escrever um artigo sobre sua especialidade;
O advogado que precisa escrever uma petição;
O empresário que precisa escrever um relatório ou um parecer;
Você, quando vai redigir uma carta, um e.mail, quando vai relatar sua experiência amorosa, suas memórias, quando vai explicar por escrito suas concepções políticas, filosóficas, religiosas e, claro, quando vai escrever um romance, contos, poemas, letras musicais, ensaios etc. – você precisa escrever bem.

Escrever é apaixonar-se pelas palavras. É conhecê-las a fundo, lidar com elas diariamente (com força e carinho, sem violentá-las), é respirá-las, é saboreá-las, ser um artista da palavra.

Escrever é conhecer-nos porque escrever é ampliar a consciência que temos de nós, do mundo, e de nós dentro do mundo. Podemos descobrir que somos superficiais, se o que escrevemos é superficial. Que somos desorganizados, ou emotivos, ou fleumáticos, ou imaginativos, ou intuitivos, ou práticos, ou irônicos, ou misantropos, ou cruéis, ou amorfos, ou coléricos, ou fanáticos, ou céticos, ou cínicos, ou altruístas.

Quem escreve precisa ter muitos livros, sem dúvida. É ótimo, por exemplo, colecionar dicionários da nossa e de outras línguas, pesquisar a etimologia de certas palavras.

O dicionário é pai dos inteligentes.

O dicionário é fonte de inspiração, reflexão e ampliação da nossa consciência dentro desse “país”

Relacionados