37113660965
660 palavras
3 páginas
A manutenção preventiva é ainda subdividida em Manutenção Preventiva Sistemática, que realiza substituições de componentes baseado em uma vida definida, e Manutenção Preventiva Condicional, que acompanha o estado de componentes e a evolução de sintomas. MANUTENÇÃO PREVENTIVA
Manutenção efetuada freqüentemente de acordo com critérios preestabelecidos para reduzir a probabilidade de falha de um bem ou de degradação de um serviço efetuado.
Subdivide-se, por sua vez, em:
Manutenção Preventiva Sistemática
Manutenção Preventiva Condicional
1.3.1- Manutenção Preventiva Sistemática
Conhecida como Manutenção Sistemática ou simplesmente Preventiva, é efetuada de acordo com o tempo que já trabalhou ou viveu o equipamento, quando são feitas substituições de componentes em prazos previamente programados ou seguindo um programa.
A manutenção preventiva sistemática é feita considerando uma vida média de componentes. Uma vez atingida este prazo, é feita a substituição do componente independentes do seu estado.
Exemplo: Substituição de óleo de moto de combustão interna em veículos a cada 10.000 Km.
A manutenção sistemática, por não conhecer o estado dos componentes, pode levar a ocorrências como:
O equipamento pode falhar antes do prazo de substituição
Podem ser feitas intervenções ou substituições de componentes desnecessárias ou antes do tempo
Introdução de defeitos não existentes devido falha humana, contaminação, danos durante partidas e paradas e problemas com os ajustes de componentes.
Ao longo da vida útil do equipamento não pode ser descartada a possibilidade de ocorrência de falha entre duas intervenções preventivas, o que levaria a uma ação corretiva.
O que rege a organização da manutenção preventiva sistemática é um Programa ou Plano Mestre de Manutenção, que apresenta os prazos e períodos previstos para se realizar as intervenções e/ou substituições de componentes.