35484920745

528 palavras 3 páginas
Chuvas
Chuvas orográficas: É originada quando uma massa de ar úmido que se desloca, encontra uma barreira topográfica (serra, montanha, etc), e é forçada a elevar-se, ocorrendo queda de temperatura seguida da condensação do vapor d’água e formação de nuvens. Chuvas orográficas apresentam pequena intensidade, e longa duração.
Chuvas convectivas: São chuvas causadas pelo movimento de massas de ar mais quentes que sobem e condensam. As chuvas convectivas ocorrem principalmente devido à diferença de temperatura nas camadas próximas da atmosfera terrestre. São caracterizadas por serem de curta duração, porém de alta intensidade e abrangem pequenas áreas.
Chuvas frontais: Ocorrem no encontro de massas de ar de características distintas (ar quente + ar frio). São caracterizadas por ser contínua, apresentam intensidade baixa a moderada e abrangem grande área.

Ventos
Ventos ilísios: são originados do deslocamento das massas de ar frio das zonas de alta (trópicos) para as zonas de baixa pressão (equador). Devido a um efeito ocasionado pelo movimento de rotação da Terra, o efeito de Coriolis, os ventos nas faixas intertropicais sopram no sentido leste-oeste no hemisfério sul, e no sentido oeste-leste no hemisfério norte.
Ventos contra ilísios: Sopram do Equador para os trópicos, em altitudes elevadas. São ventos secos e são os responsáveis pelas calmarias tropicais secas que geralmente ocorrem ao longo dos trópicos.
Ventos polares: Os ventos polares são ventos que se deslocam dos polos em direção aos trópicos. O ar frio e denso dos polos cria uma zona de altas pressões de origem térmica; o ar desce e flui depois de leste para oeste até chegar a cerca de 60º de latitude, onde começa a subir.
Brisas: uma circulação de ar (vento) de fraca a moderada intensidade próxima à superfície. Tal circulação afeta uma camada rasa da atmosfera (até por volta de 200 metros de altitude) e os ventos locais associados são extremamente influenciados (na direção) por obstáculos

Relacionados