33140906124
332 palavras
2 páginas
CENTRO POPULAR DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS FREI TITO DE ALENCAR LIMA Projeto: Valores Humanos
Projeto Identidade Meu nome, minha identidade
Faixa etária: 9 a 10 anos
Ano 2013
Gerente de Serviço: Rejane
Assistente técnico: Loreta Façanha
Educadora: Thais
Introdução
O projeto valores humanos “ meu nome, minha identidade” pretende trabalhar com a identidade das crianças de 9 a 10 anos, procurando ajuda-la a se conhecer e se identificar em meio aos outros.
“As vezes nem eu mesmo sei quem sou”
Pedro Bandeira
Justificativa
Este projeto surgiu mediante a observação e da necessidade de ajudar as crianças a se diferenciar do outro, mostrando que cada Ser tem suas características, potencialidades e personalidade própria.
Objetivo geral Oportunizar a construção da identidade da criança a partir das relações sócio-histórico-culturais, de forma autêntica, consciente e contextualizada.
Objetivos Específicos
• Fazer a criança conhecer a própria história e a história da família, sentindo-se participante dela;
• Promover a compreensão da história como um processo que se constrói a partir das relações estabelecidas pelas pessoas, no tempo e no espaço;
• Fazer com que a criança pesquise e descubra como foi feita a escolha de seu nome;
• Fazer com que cada aluno faça o traçado de seu nome e seu auto-retrato;
• Resgatar a história de vida da criança, tendo como fator primordial a elevação da sua auto-estima, possibilitando que ele se identifique como sujeito da história.
• Fazer a criança reconhecer a existência de diferentes modos de ser e viver, tanto na sociedade em que vive (diferenças étnicas, sociais, religiosas, de gênero) como em outras culturas (comunidades indígenas, por exemplo).
• Fazer a criança reconhecer-se como sujeito nas relações de estudo, consumo, trabalho e lazer que são estabelecidas no espaço em que