2005005040207
2836 palavras
12 páginas
Teorias da administração01-Conceitue administração.
O conceito de administração faz referência ao funcionamento, à estrutura e ao rendimento (ou desempenho) das organizações. Também é usado para denominar a autoridade pública (o governo) ou privada (directores de uma empresa). O termo deriva do latim ad-ministrare (“servir”) ou ad manus trahere (“gerir”).
A administração pode ser entendida como sendo a disciplina que se encarrega da gestão científica dos recursos e da direcção do trabalho humano, enfocada na satisfação de um interesse.
A administração é analisada, por exemplo, pela Teoria das Organizações, dedicada ao estudo sobre a forma como os seres humanos administram os seus recursos (humanos, materiais e não materiais) e interagem com o meio externo para alcançar os seus objetivos.
Por outro lado, a administração pública de um Estado é o conjunto de organismos, encarregues da aplicação das diretivas necessárias para o cumprimento das leis e das normas. Da mesma forma, é composta pelos funcionários e pelos edifícios públicos. A administração pública é o elo de ligação entre os cidadãos e o poder político.
Por vezes, o termo administração é usado para denominar a ciência social conhecida como administração de empresas. Esta ciência estuda a organização das empresas e a forma como estas gerem os recursos, os processos e os resultados das suas atividades.
A contabilidade (que proporciona informação útil para a tomada de decisões económicas) e a mercadologia (que estuda o comportamento dos consumidores no mercado), por exemplo, são consideradas ciências administrativas.
02-O que são objetivos e metas ?
Objetivo - O termo objetivo diz respeito a um fim que se quer atingir, e nesse sentido é sinónimo de alvo tanto como fim a tingir (lugar ou objeto) como ponto de mira de uma arma ou projéctil.. A definição clara de objetivos é de extrema importância em várias áreas de atuação humana, a nível administrativo e de gestão, orientando a ação dos indivíduos.