327521520108
2812 palavras
12 páginas
Fundamentos e Importância da LogísticaIntrodução
Para entender os conceitos e importância da logística é necessário fazer uma retrospectiva do surgimento e evolução das práticas de comércio, pois a complexidade dessas atividades que tornou indispensável o pensamento logístico.
Vamos entender comércio como a prática de troca de bens ou serviços por dinheiro, ou por qualquer coisa equivalente, monetário ou não (escambo). A prática de comércio permeia às necessidades de consumo, e atender o consumidor é a necessidade básica de qualquer organização.
No início do desenvolvimento moderno do comércio, as mercadorias eram comercializadas diretamente nos postos de troca. Nessa época a moeda ainda estava sem credibilidade suficiente para girar a economia. Essa fase ficou conhecida como a fase do escambo (troca), sendo a moeda de troca mais utilizada o “ouro”.
Nesse período o processo logístico era – Adquirir material necessário nos postos de troca – produzir – retornar aos postos para vender os itens. Isso quando não havia encomenda do item. Sendo assim produzido. Época essa que ficou conhecida como a era da produção artesanal.
Características da época: pouca complexidade em operações – pouca concorrência – poucos itens à disposição. O conceito de logística praticamente não se discutia.
Essa era a imagem de uma operação de distribuição.
[pic]
Na era colonial, os colonizadores tinham que abastecer as regiões colonizadas, as necessidades eram muitas, inúmeros itens para abastecer a região. Nessa época surge os Armazéns Gerais, que tinham regras para funcionar:
• Comercialização feita somente com dinheiro; As modalidades de pagamentos não era necessidade, pois quem consumia eram pessoas da região – colônia, quando havia a prática de caderneta, o pagamento era feito a dinheiro;
• Oferta de produtos era estendida a: o Produtos alimentícios não-perecíveis; o Ferramentas; o Roupas; o Sapatos;