32092
Vários são os medidores de pressão, porém nem todos eles obedecem às duas leis fundamentais da
Estática dos Fluidos que são as já mencionadas LEIS DE PASCAL e LEI DE STEVIN. Dentre os principais tipos que obedecem as leis fundamentais destacam-se os seguintes:
a) Piezômetro: Instrumento muito simples, consistindo de um tubo vertical de vidro ou qualquer outro material transparente. Basta medirmos a cota h e conhecermos a massa específica do fluido gerador da cota h para que possamos aplicar a LEI DE STEVIN e obtermos a pressão P. Podemos aplicar a equação manométrica para chegarmos ao seguinte equacionamento: Partindo-se da pressão atmosférica, soma-se (estou descendo) o produto:
Massa específica x(vezes) aceleração da gravidade x a cota h para obter a pressão P reinante no interior do tubo.
Patm + ρ x g x h = Ptubo
Se no equacionamento acima considerarmos a pressão atmosférica nula, isto é, escolhermos a escala efetiva das pressões, o valor de pressão P é simplesmente o produto massa específica x aceleração da gravidade x a cota h.
P=ρxgxh
OBSERVAÇÕES: O piezômetro é muito simples de construir e de ler. Porém é bastante limitado o seu uso, pois não pode ser usado se o fluido for gás, pois o mesmo vazaria. Não pode ser usado para grandes pressões, pois a cota h seria bastante grande. Não pode ser usado para medir pressões inferiores à atmosfera, pois a coluna não se formaria.
Os piezômetros são amplamente utilizados na engenharia devido principalmente a sua fácil construção e operação. Como principais exemplos de uso menciona-se: Monitoração de pressão d’água para determinação de coeficientes de segurança para aterros ou escavações; Monitoração de pressão d’água para avaliação de estabilidade de encostas; Monitoração de sistemas de drenagem em escavações;
Monitoração de sistemas de melhora de solo tais como drenos verticais; Monitoração de pressão d’água para barragens.
O diâmetro do piezômetro não interfere em sua leitura mas é recomendável